Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes


FoE - Evento "Dia de S. Patricio"

Verdes são os dias de São Patrício... E este vai ser o tema para o próximo evento do jogo Forge of Empires onde vai haver algumas diferenças relativamente a eventos anteriores. Não vai haver Liga e nem recompensa especial do dia... No entanto o novo conjunto de edifícios , conseguindo-o levar ao nível máximo parece promissor e melhor ainda se conseguir fazer diversos... coisa fácil para quem puder gastar diamantes. Relativamente á janela principal do jogo... O melhor é mesmo ler o artigo!

Quando começou o evento no servidor beta, efectuei um vídeo inicial  com uma introdução ao evento e depois um segundo com algumas dicas e nuances do evento.

   

Vamos como sempre ter as habituais missões, com a linha principal (35 missões) e a linha diária (21 missões) no total de 56 missões. A moeda para este evento vão ser potes de ouro que vamos poder ganhar da seguinte forma:

  • Valor inicial: 200 potes de ouro;
  • Acedendo diariamente ao jogo: 2200 potes de outro (100 x 22);
  • Missões da linha principal: 3500 potes de ouro (100 x 35);
  • Missões da linha diária: 3150 potes de ouro (150 x 21);
  • Etapas das linhas de missões: 2150 potes de ouro;
  • Quantidade variável de potes de ouro que poderão ser recolhidos nos incidentes (5 a 500 ???)

Desta forma iremos conseguir um total de  11.200 potes de ouro mais os adicionais que se conseguirem recolher nos incidentes.

Adicionalmente, na janela principal do jogo também poderemos adquirir potes de ouro pagando diamantes na seguinte proporção:

  • 100 potes de ouro - 110 diamantes;
  • 500 potes de ouro - 495 diamantes;
  • 2000 potes de ouro - 1750 diamantes.

Relativamente ás missões, seguem a lógica a que nos encontramos habituados sem novidades em termos de tipo de missões. Vamos ter 5 etapas na linha de missões onde iremos ganhar dois edifícios do conjunto da "Floresta Celta" (do total de 5 possíveis), dois conjuntos de potes de ouro (750 e 1400) e para finalizar um "Kit Floresta Celta" que nos irá permitir escolher um dos 5 edifícios ou uma melhoria para os mesmos. 


Novos edifícios

Neste evento iremos ter um conjunto de edifícios composto por 5 partes que terá o nome de "Floresta Celta". Cada um destes edifícios começam no nível 1 e poderão levar uma melhoria até ao nível 2 cada um deles. Ao serem atribuídas as melhorias, a produção de recompensas também é incrementada. Outro pormenor a ter em consideração neste conjunto de edifícios: têm requisitos de adjacência, ou seja para a produção das recompensas deste edifício ser maximizada, têm que se encontrar encostados a outros edifícios do conjunto. Abaixo as tabelas correspondentes a cada um dos edifícios.


Portão da Lua


Nível 1 Nível 2
4 x 3 4 x 3
162 - 7.446 203- 9.308
450-36.500 600-49.700
 x 1
 x 1
 x 2
 x 2
 4 - 201
 7 - 368
 x 3
 5
 10
 x 4
 x 2
 x 6


Anéis de Fada


Nível 1 Nível 2
3 x 3 3 x 3
67 - 3.071 97 - 4.188
500-49.700 600-62.100
 x 1
430-22.140
 540-27.970
 x 2
 x 2
 x 4
 x 3
 5
 10


Salgueiro Druida


Nível 1 Nível 2
2 x 3 2 x 3
170-4.060 200-5.870
 x 1
 + 3% def.
 + 6% def.
 x 2
 + 3% atk.
 + 6% atk.


Pedra em pé


Nível 1 Nível 2
1 x 2 1 x 2
60-1.090 70-1430
 x 1
 + 3%
 + 6%
 x 2
 + 3% def.
 + 6% def.


Gamo majestoso


Nível 1 Nível 2
1 x 1 1 x 1
 x 1
 1 - 24
2 - 48
x 2
 1
 2
x 3
 + 2% atk.
 + 4% atk.


Uma possível disposição para um único conjunto completo conseguindo a máxima produtividade em termos de recompensas está representada na imagem abaixo.

No entanto, dependendo do nº de kits que consigamos obter, podemos ter diversas disposições para maximizar as recompensas. Também por outro lado poderemos decidir em qual tipo de recompensa queremos ter maior valor, pois por exemplo podemos estar mais interessados na produção de pontos forge em vez dos reforços de ataque e defesa. Desta forma temos diversas possibilidades quer para a disposição, quer para os edifícios que pretendemos subir de nível. No global, se for conseguida a evolução para nível 2 de todos os edifícios (implica os dois edifícios e um kit das missões  e mais 7 kits ganhos na janela principal do jogo) é um edifício bastante interessante que pode substituir outros de menor produção na nossa cidade como por exemplo a fazenda em socalcos se estivermos limitados de espaço. Em termos de ganhos máximos, pode chegar a 14 pontos forge diários, 20 mercadorias e diversos reforços de ataque e defesa referindo apenas os mais interessantes.


As missões

A lista de missões pode ser consultada aqui


A janela principal do jogo

Toda a acção do jogo decorre na produção de cinco mercadorias específicas através das fábricas correspondentes e o seu transporte por navio até ao centro de distribuição de um qualquer festival numa qualquer cidade perto de si. A automatização destas fábricas e do navio está dependente da contratação de gestores. Estes gestores também podem ser evoluídos e a cada evolução dos mesmos a capacidade ou rapidez de produção é melhorada. Estas mercadorias ao chegarem ao centro de distribuição do festival irão ser comercializadas e com isso vamos ganhar a moeda desta janela de evento que são os trevos de 4 folhas (foi cometido um erro histórico relativamente a este facto, uma vez que historicamente "São Patrício" referia-se a trevos de 3 folhas como sendo a "Santa Trindade") que irão sendo acumulados. Depois podemos usar estes trevos para aumentar a capacidade de produção das fábricas, o transporte do navio e a capacidade de transacção do centro de distribuição. A obtenção do grande prémio onde teremos que percorrer 25 etapas para obter cada um está dependente da realização de uma lista  de 38 tarefas. Cada tarefa concluída permitirá percorrer uma etapa referida anteriormente. Em qualquer momento, teremos sempre disponíveis 3 tarefas excepto quando estivermos a finalizar a lista das 38. Estas tarefas requerem as seguintes acções:

  • Construir fábricas;
  • Contratar um gestor;
  • Fabricar um nº específico de mercadoria de um determinado tipo ou no total;
  • Transportar um determinado nº de mercadorias;
  • Juntar um determinado nº de trevos;
  • Evoluir um edifício ou efectuar um conjunto de evoluções em qualquer deles;
  • Evoluir os gestores das fábricas, navio ou festival;

Quando conseguirmos reunir o número de 8,4 quatriliões (sim, leu bem) de trevos podemos "transferir" o festival para outra cidade e iniciar todo o processo novamente. Não é necessário termos concluído toda a lista de 38 missões. Antes de iniciarmos numa nova cidade, iremos passar por uma recompensa intermédia que será explicada mais abaixo.

Descrição da janela principal do evento:


  1. Trevos acumulados;
  2. Potes de ouro disponíveis e compra com diamantes;
  3. Barra de progresso nas etapas para o grande prémio ou recompensa;
  4. Grande prémio ou recompensa e informação dos dois seguintes;
  5. Possibilidade de activar a evolução máxima de acordo com os trevos acumulados para um determinado edifício (a informação aparece como "...+x" onde is 3 pontos é o nível actual e x o nº máximo de níveis a  subir);
  6. Possibilidade de fazer avançar o relógio 2, 4 ou 8 horas produzindo de imediato a produção estimada para este tempo de acordo com a capacidade produtiva no momento. Para activar cada salto no tempo é necessário gastar os potes de ouro pedidos.
  7. Lista de tarefas a realizar. Em cada momento irão existir sempre 3 excepto a partir da finalização da 36ª. Clicando na seta para baixo á esquerda é possível ver o detalhe das tarefas embora o resumo seja explicito.
  8. Quantidade produtiva do edifício em cada ciclo. Quanto maior o nível do edifício mais lento é este ciclo, sendo no entanto possível melhorar com a evolução do gestor correspondente. 
  9. nível actual e trevos necessários para evoluir para o próximo nível.
  10. Edifício ainda sem gestor... Ao carregar neste chapéu podemos contratar o gestor gastando alguns potes de outro. A partir desse momento os ciclos de produção do edifício começam a decorrer automaticamente.
  11. Gestor contratado. Carregando neste ícone, podemos entrar na janela de evolução do gestor onde podemos também gastar potes de ouro para evoluir o mesmo.
  12. Navio a fazer o transporte entre o armazém de produção e o armazém de distribuição. Transporta a quantidade de mercadorias indicada no mesmo. Consegue transportar até ao limite máximo da evolução ou menos.
  13. Armazém de distribuição. É deste armazém que o gestor do festival retira as mercadorias que converte em trevos. Este armazém não tem limite de capacidade e a quantidade de mercadorias retirada depende do nível do armazém.
  14. Armazém de produção. É neste armazém que chegam as mercadorias produzidas. Também não tem limite de capacidade. É deste armazém que o navio carrega as quantidades disponíveis até á sua capacidade máxima. 
  15. Botão para avançar para outra cidade. Só conseguimos efectuar o "salto" quando tivermos os 8,4 quatriliões de trevos. Ao saltar de cidade, iremos passar por uma janela intermédia de recompensas antes de iniciar a próxima cidade.



Recompensas de finalização de cidade

Quando avançarmos para a próxima cidade, somos contemplados com uma janela de recompensas opcionais. Nesta janela vamos ter 6 baús que vamos poder abrir. Um deles é aberto gratuitamente, os outros teremos que pagar um determinado número de potes de ouro para os abrir. As recompensas que cada baú atribui aleatoriamente encontram-se presentes verticalmente à esquerda. Este valor sobe de acordo com os baús que forem abertos. Se abrirmos os 6 baús, ganhamos adicionalmente ás recompensas de cada baú a recompensa indicada à direita e que corresponde a um "Kit selecção Floresta Celta".

Nesta janela podemos abrir mais que uma vez o conjunto de 6 baús, mas no entanto o custo em potes de ouro de cada baú irá ser maior em cada ciclo, tal como indicado na tabela seguinte:


1ª vez 2ª vez 3ª vez 4ª vez
1º Baú Livre 50 100 ...
2º Baú
50 100 250 ...
3º Baú
100 250 500 ...
4º Baú
250 500 1000 ...
5º Baú
500 1000 2000 ...
6º Baú
1000 2000 4000 ...


A cada transição de cidade, os custos são os presentes na 1ª coluna.


As tarefas...

A lista de tarefas encontra-se aqui


As fábricas e os gestores

A abertura de fábricas tem um custo associado em trevos excepto para a primeira fábrica - a fábrica de chapéus, o estaleiro e o festival. As subidas de níveis de cada fábrica, do navio e do festival também têm o seu custo de subida representado em trevos... Como os valores sobem bastante, as unidades apresentadas são abreviadas (K - milhares, B - bilião, T - Trilião, Q - Quatrilião) e indicadas abaixo do número do nível e irão subindo de valor consoante vamos subindo de nível. Abaixo uma tabela de custos de trevos estimados na subida de nível de cada um dos edifícios em intervalos:

Edifício Inicial 2 - 25 26 - 50 51 - 100 101 - 200
Fábrica de chapéus 0 1,1K 36K 40,8M 48T
Fábrica de flores 1,1K 249K 8,2M 9,2B 10,8Q
Fábrica de bolos 1,2M 269M 8,9B 10T 11.713Q
Fábrica de bebidas 1,5B 308B 10T 11Q 13.386.105Q
Fabrica de fogo de artificio 111B 23T 776T 866Q 1.018.191.919Q


De igual forma para o estaleiro/navio e festival

Edifício 2 - 10 11 - 25 26 - 50 51 - 100 101 - 150 151 - 200 201 - 250 251 - 300
Estaleiro/Festival 1,5K 8,5K 110K 14M 1,7B 195B 22,9T 2,7Q


De igual forma, podemos contratar gestores para automatizar o processo de transporte, fabricação e consumo de mercadorias. A contratação de gestores têm um custo inicial em potes de ouro e depois cada evolução do mesmo, até a um máximo de 5 (inicial mais quatro) também têm um custo em potes de ouro, que irá sendo superior a cada subida. A evolução dos gestores aumenta a capacidade produtiva, o transporte ou a rapidez de produção. Podemos ver esses dados na tabela abaixo:

Gestor Nível Melhoria Custo
1 + 25% capacidade 20
2 + 50% capacidade 40
3 + 65% velocidade 80
4 + 100% velocidade 150
5 + 175% capacidade 300
1 + 25% capacidade 20
2 + 50% capacidade 40
3 + 30% velocidade 80
4 + 50% velocidade 150
5 + 150% capacidade 300
1 + 10% produção 10
2 + 50% produção 20
3 + 65% velocidade 30
4 + 100% velocidade 50
5 + 200% produção 100
1 + 10% produção 20
2 + 40% produção 40
3 + 65% velocidade 60
4 + 100% velocidade 100
5 + 130% produção 200
1 + 10% produção 30
2 + 35% produção 60
3 + 65% velocidade 90
4 + 100% velocidade 150
5 + 100% produção 300
1 + 10% produção 40
2 + 30% produção 80
3 + 65% velocidade 120
4 + 100% velocidade 200
5 + 60% produção 400
1 + 10% produção 50
2 + 25% produção 100
3 + 65% velocidade 150
4 + 100% velocidade 250
5 + 50% produção 500


Considerações finais...

Até ao momento, parece-me ser possível concluir um conjunto da "Floresta Celta" totalmente ao nível 2 sem gastar diamantes. Vamos ter duas possibilidades de conseguir, uma delas através das tarefas e a outra a abrir conjuntos de baús. Em ambos casos vamos gastar potes de ouro. Eu fiz dois kits através dos baús e o restante através das tarefas e conclusão de cidades. Cabe a si conseguir o equilíbrio de forma a conseguir os 7 kits (não incluindo o kit das missões) de selecção da "Floresta Celta". Espero que tenha um bom evento e até uma próxima!