Espaço de José Longo

Espaço de José Longo

Textos sobre:


Outras Secções:


Textos recentes



Conhecer e guardar as licenças Windows, Office, etc

Uma das coisas que por vezes encontramos dificuldades, é quando formatamos o nosso computador ou trocamos por outro e queremos instalar algum software Microsoft (acontece principalmente com o Office) e não conseguimos descobrir as licenças de instalação. Vamos falar de uma ferramenta gratuita que nos pode ajudar a termos á mão estas licenças para futura utilização.

Estando processo de trocar o computador a uma pessoa, perguntava o que pretendia guardar e transferir para o novo computador, até que "esbarramos" no Office 2010... "Olhe que eu tenho que ter o Office instalado senão não pode ser..." dizia-me, ao que eu perguntei logo "tem o cd ou a licença de instalação ???"... "Err..., não" depois de muito procurar. Ok, disse eu, então temos que passar para o "plano B". O problema aqui reside no facto de não ter a cadeia de caracteres da licença, pois obter o instalador de forma oficial (na própria Microsoft) é uma operação fácil tendo uma ligação á internet (tema para um futuro artigo poderão verificar como obter na Microsoft o software neste artigo). Um dos programas que tenho sempre referência é o programa gratuito "ProductKey" de um programador chamado Nir Sofer que está disponível no site "NirSoft" do mesmo. Apesar de em alguns programas não conseguir obter as chaves, tem sido actualizado ao longo do tempo para conseguir obter as informações que se pretende tentando incluir as versões mais recentes. Para usar este programa, apenas é necessário descarregar o "zip" contendo programa na ligação acima (32 ou 64 bits) e correr o executável dentro do mesmo.

Na sua forma mais simples, surge logo uma janela com as informações relevantes relativamente ao software Microsoft que temos instalado no nosso computador.


As informações que pretendemos, encontram-se na coluna "Product Key" se estivermos a utilizar a versão inglesa, sendo possível adicionar a língua portuguesa ao mesmo descarregando o "pacote" de língua correspondente. É possível guardar estes dados individualmente ou em grupo em diversos formatos e mesmo exportar para uma página "HTML". 

Se quisermos dar uma utilização mais aprofundada, o programa tem muito mais funcionalidades de obtenção destes dados, sendo possível obter os mesmos acedendo a um disco onde esteve instalado o windows ou outros programas se estiver ligado ao nosso pc, obter de outros computadores na rede, etc, mas isso agora deixo ao cuidado do leitor se quiser explorar estas opções.

Para finalizar, toda a gente ficou satisfeita, com tudo instalado!

Até uma próxima!